Um motorista de picape atropelou e matou ao menos 10 pessoas e deixou 30 feridos na Bourbon Street, tradicional rua de Nova Orleans, nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (1º)
O motorista, um homem, furou um bloqueio e jogou o veículo em direção a uma multidão. O atropelamento ocorreu por volta das 3h15, no horário local (0h15, no horário de Brasília), segundo a superintendente da polícia da cidade, Anne Kirkpatrick.
Após os atropelamentos, o suspeito desceu do veículo e começado a atirar contra as pessoas, e houve troca de tiros com a polícia. Dois policiais foram feridos, mas estão em condição estável de saúde, segundo Kirkpatrick. A superintendente afirmou que o número de mortos e feridos do caso pode mudar e que, até o momento, não se sabe a gravidade dos ferimentos das vítimas não-letais.
O suspeito teve um "comportamento bem intencional" no ataque e "estava determinado a causar uma carnificina", de acordo com a polícia. "Ele tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu" , afirmou Kirkpatrick.
A prefeita da cidade, LaToya Cantrell, chamou o ataque de um "ataque terrorista". No entanto, a agente especial Alicia Duncan afirmou que, no momento, o caso não se trata de um evento terrorista e que o FBI vai assumir as investigações do caso. Duncan afirmou também que explosivos improvisados foram encontrados no local do crime.
Segundo a polícia, o suspeito foi morto pela polícia no local pouco após descer da picape.
A Bourbon Street é uma das ruas mais famosas de Nova Orleans, capital da Louisiana, no sul dos EUA, e é conhecida pela vida noturna. Em seus cerca de 1,5 km de extensão, a rua fica localizada no French Quarter, bairro francês da cidade e que abriga diversos bares e boates.
O serviço da prefeitura da cidade responsável por emergências "NOLA Ready" foi o primeiro órgão oficial a confirmar o ataque.
"O 8º Distrito de Polícia está atualmente atendendo a um incidente de vítimas em massa envolvendo um veículo que atropelou uma grande multidão na Canal e Bourbon Street", afirmou comunicado de emergências.