Um homem de 57 anos, identificado como Anthonio Cirilo Costa, foi encontrado morto dentro da própria caixa d’água vazia de sua residência, localizada na Rua Severino Dutra, bairro da Liberdade, em Patos, na tarde desta sexta-feira, 3 de janeiro de 2025. Ele era sobrinho do empresário patoense, Francisco Cirilo Sobrinho, mas conhecido como “Chico Cirilo”.
De acordo com a tenente Analicy, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos, o chamado foi registrado por volta das 16h30. “A vítima foi encontrada em um espaço confinado, com forte cheiro de produto químico utilizado para impermeabilizar a caixa. Quando chegamos, ele já estava em rigidez cadavérica”, informou a tenente.
Conforme apurado no local, Anthonio Cirilo, mais conhecido como Thoinho Cirilo, estava realizando serviços em sua residência durante a manhã. Ele utilizava um produto de impermeabilização para pintar a caixa d’água, que estava seca. A suspeita é de que a alta concentração do cheiro do produto químico tenha causado asfixia, levando à morte dentro da caixa d’água.
Ainda segundo a tenente Analicy, a última comunicação de Anthonio, feita por celular, foi às 11h. Durante o resgate, os bombeiros precisaram utilizar Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) devido à alta concentração do cheiro no local. Sem o equipamento, seria impossível permanecer dentro da caixa d’água, que tem cerca de quatro metros de altura.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou o óbito após a retirada do corpo, realizada pelos bombeiros. O caso será investigado pela Polícia Civil, que ficará responsável pelos trâmites legais.
O corpo de Anthonio Cirilo foi encaminhado ao Numol (Núcleo de Medicina e Odontologia Legal) para a realização de exames que determinarão oficialmente a causa da morte.
Familiares e amigos lamentam a perda de Anthonio Cirilo, conhecido na cidade de Patos pelo respeito e dedicação ao trabalho.
JORNAL PATOENSE